Hey bride, a sustentabilidade é uma pauta que nunca sai de moda. Por isso, os casamentos sustentáveis, ou eco weddings, estão começando a aparecer cada vez mais em todo o território nacional. A escolha por um casório que tem impacto ambiental menor é uma opção consciente dos casais mais engajados com o meio ambiente. Eles o fazem pois sentem a necessidade de fazerem sua parte na preservação da natureza.

Você pode até pensar que planejar um casamento ecofriendly deve ser difícil, mas na verdade, não o é. Aliás, é bem mais fácil do que se pode imaginar.

O que são casamentos susntentáveis?

Casamentos sustentáveis, eco weddings, ecofriendly, são planejados da maneira como os noivos sempre sonharam mas de forma a não prejudicar tanto o meio ambiente. Como isso é possível? Com pequenas atitudes.

Sabe aquele casamento que você foi e que a lembrancinha era um cactus ou uma suculenta plantada num vasinho lindo? Essa é a típica lembrancinha de um casamento que procura a reutilização de todos os materiais ali usados com o intuito de gerar o mínimo de lixo possível. Esse estilo de casamento contempla desde o vestido da noiva ao buffet, ou seja, passa por todas as etapas do planejamento. Para isso, é preciso pensar nos 3 R’s da sustentabilidade:

– reduzir: o conceito aqui é pensar antes de tomar qualquer decisão. É preciso pensar que reduzir o consumo tem um impacto positivo muito maior do que consumir e reciclar. Logo, antes de qualquer decisão a ser tomada, é interessante saber se aquilo desejado é realmente necessário. Se sim, o que pode ser feito para que possa ser reutilizado ou ainda reciclado após seu uso?;

– reutilizar: aqui temos 2 cenários diferentes. O primeiro nos faz pensar em de que forma o que foi escolhido para o casamento poderá ser reutilizado após a festa. Já o segundo cenário nos coloca em escolher itens feitos de materiais reciclados colaborando com o ciclo da sustentabilidade;

– reciclar: reciclagem deveria nos ser ensinados desde a pré escola, pois é algo a ser levado para a vida. Sabemos que a reciclagem envolve componentes que pessoas como nós e você não tem acesso ou que seria muito difícil de efetuar sem todo um aparato. Mas isso não significa que não seja possível colaborar com essa etapa. Aqui é imprescindível conhecer a gestão de resíduos sólidos da cidade que ocorrerá o casório. Assim será possível destinar o que sobrou da festa de casamento ao local específico que cuidará de maneira apropriada dos produtos.

Conhecendo os 3 R’s é mais fácil entender as ações que podem ser tomadas para que um casamento se torne sustentável.

5 dicas para casamentos sustentáveis

O que fazer então para que o casamento seja o mais sustentável possível? Coisas simples, na verdade.

– Contrate fornecedores que entendam o porque da escolha por um eco wedding e de preferência locais;

– ao invés de flores e plantas de corte, exija que a decoradora utilize apenas flores e folhagens plantadas em vasos;

– opte por lembrancinhas que possam ser reutilizadas e que não acabarão no lixo mais tarde;

– sabe o vestido de noiva? Converse com a estilista e peça por tecidos com tingimento natural;

– diga adeus as forminhas, elas sempre acaba no lixo!

Essas 5 dicas são super simples e possíveis de serem colocadas em prática. O nosso intuito com essa matéria é exatamente esse, mostrar que é possível fazer ajudar o meio ambiente com pequenas atitudes. Esperamos que tenham gostado!