Hello pretty, tem uma pergunta que as noivas me fazem com uma grande frequência: as madrinhas e mães podem entrar com bolsas no casamento?

Se você ainda não havia pensado nisso, tenho certeza que agora ficou na dúvida, não é mesmo? Rsrs Essa questão, apesar de parecer um pouco óbvia, pode pegar qualquer um de surpresa. Sabe por que? A resposta é uma só: SIM!

Vem comigo!

Madrinhas e mães podem entrar com bolsas no casamento sim

Essa afirmação é um pouco polêmica, eu sei. Mas sempre que surgem perguntas desse tipo, eu gosto de buscar maiores informações e confirmação na etiqueta. Sei que talvez, hoje em dia, ela nem exista mais. Porém, houve uma época em que ela era ensinada rigorosamente. E para essa questão, o que manda a etiqueta é que elas devem usar sim.

Há quem ache muito elegante, há quem discorde totalmente!

Mas vamos analisar da parte prática? Acho que é a melhor coisa nesse momento.

Uma bolsa serve para que a gente possa carregar o que é de extrema importância. Em um casamento, isso se resume a:

· Lencinho porque as lágrimas escorrem sem pedir permissão;

· Um batom, um pó e um blush para retocar a maquiagem;

· Um celular e carregador portátil, porque na festa tá tudo liberado!

Onde você conseguiria guardar todos esses itens senão em uma clutch?

Vamos agora nos basear em casamentos reais? Voltando lá atrás e analisando o casamento da Lady Di. Naquela ocasião, Rainha Elizabeth II, rainha mãe e a princesa Anne estavam com suas bolsas em plena cerimônia.

Acha que estou indo muito atrás no tempo? Vamos para um casamento real mais recente então. No casamento do Duque de Feria, sua mãe, a elegantíssima Naty Abascal acompanhou seu filho até o altar com um vestido maravilhoso assinado por Valentino (que também estava na ocasião) e adivinhe o que ela tinha na mão? Isso mesmo, uma bolsa!

Se fosse um erro grotesco ou se ferisse a etiqueta, em nenhum desses dois casamentos, as mães e madrinhas teriam aparecido com uma bolsa em mãos, concorda comigo?

Agora… Se você não gosta ou não quer que elas entrem com uma bolsa na cerimônia, basta conversar. Uma boa conversa resolve qualquer problema!